Exercícios - Filósofos Pré - Socráticos ou Cosmológicos



Exercícios - Pré - socráticos


1.   (UEL- 2003)

Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está ordenado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles?” (VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. Trad. de Rosa Freire d’Aguiar. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.)

O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Considerando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.

A)  As explicações míticas constroem-se, de maneira argumentativa e autocrítica.
B)  A verdade do mito obedece a regras universais do pensamento racional, tais como a lei de não-contradição.
C) A verdade do mito obedece a critérios empíricos e científicos de comprovação.
D) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimento lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
E)  O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
  
2.   (Enem 2015) A filosofia grega parece começar com uma ideia absurda, com a proposição: a água é a origem e a matriz de todas as coisas. Será mesmo necessário deter-nos nela e leva-la a sério? Sim, e por três razões: em primeiro lugar, porque essa proposição enuncia algo sobre a origem das coisas; em segundo lugar, porque o faz sem imagem e fabulação; e enfim, em terceiro lugar, porque nela embora apenas em estado de crisálida, está contido o pensamento: Tudo é um. NIETZSCHE. F. Crítica moderna. In: Os pré-socráticos. São Paulo: Nova Cultural. 1999

O que, de acordo com Nietzsche, caracteriza o surgimento da filosofia entre os gregos?
A) O impulso para transformar, mediante justificativas, os elementos sensíveis em verdades racionais.
B) O desejo de explicar, usando metáforas, a origem dos seres e das coisas.
C) A necessidade de buscar, de forma racional, a causa primeira das coisas existentes.
D) A ambição de expor, de maneira metódica, as diferenças entre as coisas.
E) A tentativa de justificar, a partir de elementos empíricos, o que existe no real.
  
3.  (ENEM 2016) Todas as coisas são diferenciações de uma mesma coisa e são a mesma coisa. E isto é evidente. Porque se as coisas que são agora neste mundo — terra, água, ar e fogo e as outras coisas que se manifestam neste mundo —, se alguma destas coisas fosse diferente de qualquer outra, diferente em sua natureza própria e se não permanecesse a mesma coisa em suas muitas mudanças e diferenciações, então não poderiam as coisas, de nenhuma maneira, misturar-se umas às outras, nem fazer bem ou mal umas às outras, nem a planta poderia brotar da terra, nem um animal ou qualquer outra coisa vir à existência, se todas as coisas não fossem compostas de modo a serem as mesmas. Todas as coisas nascem, através de diferenciações, de uma mesma coisa, ora em uma forma, ora em outra, retomando sempre a mesma coisa. DIÓGENES. In: BORNHEIM, G. A. Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Cultrix, 1967.

O texto descreve argumentos dos primeiros pensadores, denominados pré-socráticos. Para eles, a principal preocupação filosófica era de ordem
 A) cosmológica, propondo uma explicação racional do mundo fundamentada nos elementos da natureza.
 B) política, discutindo as formas de organização da pólis ao estabelecer as regras da democracia.
 C) ética, desenvolvendo uma filosofia dos valores virtuosos que tem a felicidade como o bem maior.
 D) estética, procurando investigar a aparência dos entes sensíveis.
 E) hermenêutica, construindo uma explicação unívoca da realidade.

Observação: em negrito estão os trechos mais importantes de cada questão! Os trechos chave para a resolução!


Gabarito no primeiro comentário!

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