Confira os exercícios sobre os pré-socráticos Parmênides e Heráclito
“Más
testemunhas para os homens são os olhos e ouvidos, se almas bárbaras eles têm”
A
partir destes dois textos de Heráclito, pode-se afirmar que, para ele,
A) as
sensações, como as águas de um rio, são infalíveis e nos proporcionam nelas
mesmas a apreensão do real.
B) o
conhecimento é obtido unicamente a partir da percepção sensível.
C) as
sensações por si só não são garantias de conhecimento.
D) o
conhecimento é proporcionado pelo ensino obtido pela atividade da alma,
qualquer que esta seja.
2. Em
nós, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa, vida e morte, vigília e sono,
juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente.
B) A
oposição dos contrários nada mais é que o equilíbrio das forças, pois no mundo
tudo é uno e constante, tudo mais é apenas ilusão.
C) A
mudança permite afirmar que a constância do mundo das ideias é a única
realidade, na qual as essências determinam tudo.
D) A
oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da
tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.
3. O
poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, por sua vez, lamentou:
“Como
a vida muda.
Como a vida é muda.
Como a vida é nuda.
Como a vida é nada.
Como a vida é tudo.”
Nas
trilhas de Drummond, lembramos a mudança. Recordamos que a vida muda e muda
sempre. “Um homem não toma banho em um mesmo rio duas vezes, pois, no dia
seguinte, o rio e o homem não serão os mesmos”. Tal formulação da questão da
mudança foi registrada pelo pensador grego pré-socrático:
A) Heráclito.
B)
Tales.
C)
Pitágoras
D)
Xenofonte
E)
Parmênides
4. O
filósofo pré-socrático, Parmênides de Eléia, afirmava que “o ser é e o não-ser
não é”. Por essa afirmação, ele foi considerado pelos filósofos posteriores
como
B) o
fundador da Metafísica.
C) o
fundador da sofística.
D) o
iniciador do método dialético.
E) o
filósofo do absurdo.
5. De
um modo geral, o conceito de physis no mundo pré-socrático expressa um
princípio de movimento por meio do qual tudo o que existe é gerado e se
corrompe. A doutrina de Parmênides, no entanto, tal como relatada pela
tradição, aboliu esse princípio e provocou, consequentemente, um sério conflito
no debate filosófico posterior, em relação ao modo como conceber o ser.
A) A imobilidade é o princípio do não-ser, na medida em que o movimento está em tudo o que existe.
B) O
movimento é princípio de mudança e a pressuposição de um não-ser.
C) Um
Ser que jamais muda não existe e, portanto, é fruto de imaginação especulativa.
D) O
Ser existe como gerador do mundo físico, por isso a realidade empírica é puro
ser, ainda que em movimento.
GABARITO:
1 – C
2 – D
3 – A
4 – B
5 – B
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