Questões sobre Parmênides e Heráclito

Confira os exercícios sobre os pré-socráticos Parmênides e Heráclito

Questões sobre Heráclito e Parmênides


 1. “Muitos não percebem tais coisas, todos os que as encontram, nem quando ensinados conhecem, mas a si próprios lhes parece que as conhecem e percebem.”

“Más testemunhas para os homens são os olhos e ouvidos, se almas bárbaras eles têm”

A partir destes dois textos de Heráclito, pode-se afirmar que, para ele,

 

A) as sensações, como as águas de um rio, são infalíveis e nos proporcionam nelas mesmas a apreensão do real.

B) o conhecimento é obtido unicamente a partir da percepção sensível.

C) as sensações por si só não são garantias de conhecimento.

D) o conhecimento é proporcionado pelo ensino obtido pela atividade da alma, qualquer que esta seja.

 

2. Em nós, manifesta-se sempre uma e a mesma coisa, vida e morte, vigília e sono, juventude e velhice. Pois a mudança de um dá o outro e reciprocamente.

 Heráclito, fragmento 88. In: BORNHEIM, G. A. (Org.). Os filósofos pré-socráticos. São Paulo: Editora Cultrix, 1998. p. 41.

 Assinale a alternativa que explica o fragmento de Heráclito.

 A) A oposição é a afirmação da força irracional que sustenta o mundo e explica a constante mudança de tudo que existe.

B) A oposição dos contrários nada mais é que o equilíbrio das forças, pois no mundo tudo é uno e constante, tudo mais é apenas ilusão.

C) A mudança permite afirmar que a constância do mundo das ideias é a única realidade, na qual as essências determinam tudo.

D) A oposição é a confirmação de que a realidade é o eterno fluxo de mudanças, e da tensão dos contrários nasce a harmonia e a unidade do mundo.

 

3. O poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade, por sua vez, lamentou:

“Como a vida muda.
Como a vida é muda.
Como a vida é nuda.
Como a vida é nada.


Como a vida é tudo.”

Nas trilhas de Drummond, lembramos a mudança. Recordamos que a vida muda e muda sempre. “Um homem não toma banho em um mesmo rio duas vezes, pois, no dia seguinte, o rio e o homem não serão os mesmos”. Tal formulação da questão da mudança foi registrada pelo pensador grego pré-socrático:

A) Heráclito.

B) Tales.

C) Pitágoras

D) Xenofonte

E) Parmênides

  

4. O filósofo pré-socrático, Parmênides de Eléia, afirmava que “o ser é e o não-ser não é”. Por essa afirmação, ele foi considerado pelos filósofos posteriores como

 A) o pai do ceticismo.

B) o fundador da Metafísica.

C) o fundador da sofística.

D) o iniciador do método dialético.

E) o filósofo do absurdo.

 

5. De um modo geral, o conceito de physis no mundo pré-socrático expressa um princípio de movimento por meio do qual tudo o que existe é gerado e se corrompe. A doutrina de Parmênides, no entanto, tal como relatada pela tradição, aboliu esse princípio e provocou, consequentemente, um sério conflito no debate filosófico posterior, em relação ao modo como conceber o ser.

 Para Parmênides e seus discípulos:

A) A imobilidade é o princípio do não-ser, na medida em que o movimento está em tudo o que existe.

B) O movimento é princípio de mudança e a pressuposição de um não-ser.

C) Um Ser que jamais muda não existe e, portanto, é fruto de imaginação especulativa.

D) O Ser existe como gerador do mundo físico, por isso a realidade empírica é puro ser, ainda que em movimento.

 

 

 

 

 

GABARITO:

1 – C

2 – D

3 – A

4 – B

5 – B

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