Sócrates | Lista de Exercícios 02

Lista de Exercícios Comentada sobre Sócrates

 

Exercícios de ENEM e Vestibulares

Segue a lista de questões. Na descrição do vídeo você terá o gabarito e também a lista de exercícios em PDF para baixar.

QUESTÃO 01

(UNESP) A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. A consequência disso era que, devido à influência dos sofistas, as decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base em um saber, ou na posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis em retórica, que poderiam não ser os mais sábios ou virtuosos. (Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)

De acordo com o texto, a crítica socrática aos sofistas dizia respeito

A) Ao entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da retórica.

B) À desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos político-ideológicos.

C) Ao prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da Assembleia acerca dos rumos das cidades-Estado.

D) Ao predomínio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na composição da Assembleia.

E) À defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela retórica convincente.


QUESTÃO 02

(UEA) O sofista é um diálogo de Platão do qual participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de recorrer para definir o que é um sofista.

Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método interrogativo?

Estrangeiro: – Com um parceiro assim agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo;com um interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si mesmo. (Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)

É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar

A) a maiêutica, que pressupõe a contraposição dos argumentos.

B) a dialética, que une numa síntese final as teses dos contendores.

C) o empirismo, que acredita ser possível chegar ao saber por meio dos sentidos.

D) o apriorismo, que funda a eficácia da razão humana na prova de existência de Deus.

E) o dualismo, que resulta no ceticismo sobre a possibilidade do saber humano.


QUESTÃO 03

(UNIOESTE) “A ignorância mais condenável não é essa de supor saber o que não se sabe? É talvez nesse ponto,senhores, que difiro do comum dos homens; se nalguma coisa me posso dizer mais sábio que alguém, é nisto de, não sabendo o bastante sobre o Hades, não pensar que o saiba”. (Platão)

Neste texto, Platão apresenta a concepção socrática de Filosofia. Sobre ela, seguem as seguintes afirmações:

I. A verdade torna o homem melhor, pois tem como resultado ultrapassar o homem comum.

II. Saber que nada se sabe é o primeiro passo para se atingir a verdade.

III. O método socrático (a maiêutica) é irônico, porque pressupõe saber que nada se sabe.

IV. O saber que nada se sabe permite ao indivíduo livrar-se dos preconceitos e abrir caminho até o conhecimento

verdadeiro.

V. O constante questionamento deve ser a atividade fundamental do filósofo.

Das proposições feitas acima

A) apenas II e IV são corretas.

B) I, II e V são corretas.

C) II, III e IV são corretas.

D) todas elas são corretas.

E) todas elas são incorretas.


QUESTÃO 04

(UECE) No diálogo Eutífron, Platão apresenta uma conversa entre Sócrates e o jovem Eutífron acerca da piedade. Sócrates pergunta-lhe sobre o que é a piedade, e Eutífron que é piedoso denunciar e procurar castigo para quem comete homicídios. Sócrates, então, argumenta:

“[...] não te pedi para demonstrar-me uma ou duas dessas

coisas que são piedosas, mas que me explicasses a natureza de todas as coisas piedosas. Porque disseste que existe algo característico que faz com que todas as coisas ímpias sejam ímpias, e todas as coisas piedosas, piedosas. Pois bem, esse caráter distintivo é o que desejo que me esclareças, a fim de que, analisando-o com atenção e servindo-me dele como parâmetro, possa afirmar que tudo o que fazes, ou um outro, de igual maneira é piedoso, enquanto aquilo que se distingue disso não o é”. (PLATÃO. Eutífron, 6 d-e. Lisboa: Casa da Moeda, 2007 (Texto adaptado).

O que Sócrates solicita a Eutífron é que este

A) dê exemplos exaustivos de ações piedosas, de modo que, ao final, saibamos o que é a piedade.

B) explique por que é piedoso denunciar e solicitar punições aos que cometem homicídios.

C) dê uma definição geral de piedade, mediante a qual se possa reconhecer as ações piedosas.

D) mostre como cada ação piedosa tem sua própria natureza, sendo a piedade um valor relativo.

 

QUESTÃO 05

(PUC) Leia os enunciados abaixo a respeito do pensamento filosófico de Sócrates.

I. O texto Apologia de Sócrates, cujo autor é Platão, apresenta a defesa de Sócrates diante das acusações dos atenienses, especialmente, os sofistas, entre os quais está Meleto.

II. Sócrates dispensa a ironia como método para refutar as acusações e calúnias sofridas no processo de seu julgamento.

III. Entre as acusações que Sócrates recebe está a de “corromper a juventude”.

IV. Sócrates é acusado de ensinar as coisas celestes e terrenas, a não acreditar nos deuses e a tornar mais forte a razão mais débil.

V. Sócrates nega que seus acusadores são ambiciosos e resolutos e, em grande número, falam de forma persuasiva e persistente contra ele.

Assinale a alternativa que apresenta apenas as afirmativas CORRETAS.

a) II, IV e V.

b) I, III e IV.

c) I, III e V.

d) II, III e V.

e) I, II e III. 



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