Lista de Exercícios Comentada sobre Sócrates
Exercícios de ENEM e Vestibulares
(UNESP) A crítica de Sócrates aos sofistas consiste em mostrar que o ensinamento sofístico limita-se a uma mera técnica ou habilidade argumentativa que visa a convencer o oponente daquilo que se diz, mas não leva ao verdadeiro conhecimento. A consequência disso era que, devido à influência dos sofistas, as decisões políticas na Assembleia estavam sendo tomadas não com base em um saber, ou na posição dos mais sábios, mas na dos mais hábeis em retórica, que poderiam não ser os mais sábios ou virtuosos. (Danilo Marcondes. Iniciação à história da filosofia, 2010.)
De acordo com o texto, a
crítica socrática aos sofistas dizia respeito
A) Ao
entendimento de que o verdadeiro conhecimento baseava-se no exercício da
retórica.
B) À
desvalorização da pluralidade de opiniões e de posicionamentos
político-ideológicos.
C) Ao
prevalecimento das técnicas discursivas nas decisões da Assembleia acerca dos
rumos das cidades-Estado.
D) Ao
predomínio de líderes pouco sábios e com poucas virtudes na composição da
Assembleia.
E) À defesa de formas tirânicas de exercício do poder desenvolvida pela retórica convincente.
(UEA) O sofista é um diálogo de Platão do qual
participam Sócrates, um estrangeiro e outros personagens. Logo no início do
diálogo, Sócrates pergunta ao estrangeiro, a que método ele gostaria de
recorrer para definir o que é um sofista.
Sócrates: – Mas dize-nos [se] preferes desenvolver toda a
tese que queres demonstrar, numa longa exposição ou empregar o método
interrogativo?
Estrangeiro: – Com um parceiro assim
agradável e dócil, Sócrates, o método mais fácil é esse mesmo;com um
interlocutor. Do contrário, valeria mais a pena argumentar apenas para si
mesmo. (Platão. O sofista, 1970. Adaptado.)
É correto afirmar que o interlocutor de Sócrates
escolheu, do ponto de vista metodológico, adotar
A) a maiêutica, que pressupõe a contraposição dos
argumentos.
B) a dialética, que une numa síntese final as
teses dos contendores.
C) o empirismo, que acredita ser possível chegar
ao saber por meio dos sentidos.
D) o apriorismo, que funda a eficácia da razão
humana na prova de existência de Deus.
E) o dualismo, que resulta no ceticismo sobre a
possibilidade do saber humano.
(UNIOESTE) “A ignorância mais
condenável não é essa de supor saber o que não se sabe? É talvez nesse
ponto,senhores, que difiro do comum dos homens; se nalguma coisa me posso dizer
mais sábio que alguém, é nisto de, não sabendo o bastante sobre o Hades, não
pensar que o saiba”. (Platão)
Neste texto, Platão apresenta
a concepção socrática de Filosofia. Sobre ela, seguem as seguintes afirmações:
I. A verdade torna o homem
melhor, pois tem como resultado ultrapassar o homem comum.
II. Saber que nada se sabe é
o primeiro passo para se atingir a verdade.
III. O método socrático (a
maiêutica) é irônico, porque pressupõe saber que nada se sabe.
IV. O saber que nada se sabe
permite ao indivíduo livrar-se dos preconceitos e abrir caminho até o
conhecimento
verdadeiro.
V. O constante questionamento deve ser a atividade fundamental do filósofo.
Das proposições feitas acima
A) apenas II e IV são
corretas.
B) I, II e V são corretas.
C) II, III e IV são corretas.
D) todas elas são corretas.
E) todas elas são incorretas.
(UECE) No diálogo Eutífron, Platão apresenta uma
conversa entre Sócrates e o jovem Eutífron acerca da piedade. Sócrates
pergunta-lhe sobre o que é a piedade, e Eutífron que é piedoso denunciar e
procurar castigo para quem comete homicídios. Sócrates, então, argumenta:
“[...] não te pedi para demonstrar-me uma ou duas
dessas
coisas que são piedosas, mas que me explicasses a
natureza de todas as coisas piedosas. Porque disseste que existe algo
característico que faz com que todas as coisas ímpias sejam ímpias, e todas as
coisas piedosas, piedosas. Pois bem, esse caráter distintivo é o que desejo que
me esclareças, a fim de que, analisando-o com atenção e servindo-me dele como
parâmetro, possa afirmar que tudo o que fazes, ou um outro, de igual maneira é
piedoso, enquanto aquilo que se distingue disso não o é”. (PLATÃO. Eutífron, 6
d-e. Lisboa: Casa da Moeda, 2007 (Texto adaptado).
O que Sócrates solicita a Eutífron é que este
A) dê exemplos exaustivos de ações piedosas, de
modo que, ao final, saibamos o que é a piedade.
B) explique por que é piedoso denunciar e
solicitar punições aos que cometem homicídios.
C) dê uma definição geral de piedade, mediante a
qual se possa reconhecer as ações piedosas.
D) mostre como cada ação piedosa tem sua própria
natureza, sendo a piedade um valor relativo.
(PUC) Leia os enunciados abaixo a respeito do
pensamento filosófico de Sócrates.
I. O texto Apologia de Sócrates, cujo autor é
Platão, apresenta a defesa de Sócrates diante das acusações dos atenienses,
especialmente, os sofistas, entre os quais está Meleto.
II. Sócrates dispensa a ironia como método para
refutar as acusações e calúnias sofridas no processo de seu julgamento.
III. Entre as acusações que Sócrates recebe está a
de “corromper a juventude”.
IV. Sócrates é acusado de ensinar as coisas
celestes e terrenas, a não acreditar nos deuses e a tornar mais forte a razão
mais débil.
V. Sócrates nega que seus acusadores são
ambiciosos e resolutos e, em grande número, falam de forma persuasiva e
persistente contra ele.
Assinale a alternativa que apresenta apenas as
afirmativas CORRETAS.
a) II, IV e V.
b) I, III e IV.
c) I, III e V.
d) II, III e V.
e) I, II e III.
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