Lista de Exercícios Comentada sobre Sócrates
Exercícios de ENEM e Vestibulares
QUESTÃO 01
(UNICAMP) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”, registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O “sei que nada sei” é um ponto de partida para
a Filosofia, pois
A) Aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio por querer adquirir conhecimentos.
B) É
um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que
a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos gregos.
C) A
dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece
verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
D) É
uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos,
preocupando-se apenas com causas abstratas.
QUESTÃO 02
(PUC-PR) Na terceira parte da Apologia de Sócrates há a seguinte afirmação: “é possível que tenhais acreditado, ó cidadãos, que eu tenha sido condenado por pobreza de raciocínios, com os quais eu poderia vos persuadir, se eu tivesse acreditado que era preciso dizer e fazer tudo para evitar a condenação. Mas não é assim. Caí por falta, não de raciocínios, mas de audácia e imprudência, e não por querer dizer-vos coisas tais que vos teriam sido gratíssimas de ouvir, choramingando, lamentando e fazendo e dizendo muitas outras coisas indignas, as quais, é certo, estais habituados a ouvir de outros”.
Considerando esta passagem, já sendo a transcrição de suas últimas palavras, é possível afirmar que Sócrates:
A) Lamenta
sua fraqueza argumentativa perante a quantidade de pessoas que o condenou.
B) Ressalta
a preocupação de seu discurso com a verdade e não com elegante retórica, como
os pretensos “sábios” o faziam.
C) Reconhece
sua dificuldade de elaborar um discurso persuasivo, mesmo com todo seu esforço
para isso.
D) Desculpa-se
por decepcionar tantos admiradores e os aconselha a não empregar seus recursos
argumentativos.
E) Conclui
que sua derrota decorreu de seu discurso audacioso e imprudente.
QUESTÃO 03
(UNICENTRO) É comum se afirmar que Sócrates era um filósofo dado ao diálogo e que se encontrar com ele para debater era sempre uma atividade de risco. Isso porque a forma dialogal preferida desse pensador consistia em colocar em prática a sua Maiêutica, cuja primeira parte era a Ironia. Essa Ironia Socrática deve ser interpretada como
A) Uma postura de deboche e desconsideração em relação ao saber popular da época.
B) Uma etapa do método socrático segundo o qual o
saber dos filósofos pitagóricos precisava ser ironizado para demonstrar sua
fragilidade e inconsistência.
C) Um método criado por Sófocles e adotado por
Sócrates para provar a existência de seres superiores, também chamados deuses.
D) Uma prática discursiva criada pelos sofistas e
adotada por Sócrates para defender a importância da filosofia crítica.
E) Uma etapa do método socrático que consiste em
utilizar-se de perguntas com o objetivo de levar o interlocutor a reconhecer a
impropriedade de seu saber e, assim, torná-lo apto a construir um novo saber a
partir das ideias inatas.
QUESTÃO 04
O texto evidencia características do modo de
vida socrático, que se baseava na
A) contemplação
da tradição mítica.
B) sustentação
do método dialético.
C) relativização
do saber verdadeiro.
D) valorização
da argumentação retórica.
E) investigação dos fundamentos da natureza.
QUESTÃO 05
(FATEC) Sócrates, grande filósofo grego, formou numerosos discípulos, que seguiram diferentes caminhos para buscar o conhecimento real.
A) Interpretar o mundo como
sendo espiritual e organizado segundo uma moral baseada em verdadeiros
conceitos imutáveis.
B) Compreender as causas
primeiras e os fins últimos de todas as coisas, pois só se pode dizer que se
conhece alguma coisa quando se conhece sua causa primeira.
C) O autoconhecimento que poderia
ser obtido por meio da ironia e da maiêutica, métodos que consistiam em fazer
indagação, fingindo ignorância, para despertar no interlocutor o conhecimento
latente.
D) Fazer um estudo crítico
da História, comparando a História Grega com a dos povos orientais, a fim de
mostrar que o mundo era mais amplo do que se imaginava.
E) Mostrar que todo o
conhecimento era obtido por intermédio dos sentidos humanos e que, por esses
serem falhos, era relativo e limitado.
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