Ética Aristotélica: Lista de Exercícios 02

 Aristóteles: Ética

Lista de Exercícios 02


QUESTÃO 01

 (UECE) Atente para a seguinte passagem do texto de Aristóteles:

“Se, pois, para as coisas que fazemos existe um fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse fim; e se é verdade que nem toda coisa desejamos com vistas em outra, evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. A julgar pela vida que os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar, parecem (não sem um certo fundamento) identificar o bem ou a felicidade com o prazer, e por isso amam a vida dos gozos. Pode-se dizer, com efeito, que existem três tipos principais de vida: a que acabamos de mencionar, a vida política e a contemplativa”.

Aristóteles. Ética à Nicômaco. 4. ed. — São Paulo: Nova Cultural, 1991. — Os pensadores; v. 2. P. 2-5. Adaptado.

Sobre a compreensão acerca do fundamento moral, é correto afirmar que Aristóteles

A) exaltava os prazeres da mesma forma que o hedonista Epicuro, sobretudo os espirituais, como a amizade.

B) seguia o relativismo sofista e identificava níveis distintos de prática moral para cada tipo humano.

C) defendia que o exercício do bem estava na busca da virtude pela renúncia absoluta dos prazeres.

D) identificava, seguindo a tradição socrático-platônica, a realização ética maior com o exercício da vida teórica e contemplativa.


QUESTÃO 02

 (UECE) Aristóteles afirma na Ética a Nicômaco que é possível, do ponto de vista moral, errar de muitas maneiras, mas só há uma maneira de acertar (EN, II, 6, 1106b 29-30). Erramos quando temos medo de tudo e não enfrentamos nada; erramos quando nos entregamos sem medida a todo tipo de prazer; erramos quando não restituímos o que é do outro por direito. Por outro lado, acertamos quando evitamos os excessos.

No que diz respeito à Ética de Aristóteles, é correto afirmar que

A) iremos voluntariamente cometer erros, porque não está em nosso poder evitá-los.

B) agimos com virtude se seguimos o exemplo do indivíduo dotado de sabedoria prática.

C) quem tem o conhecimento do que são as virtudes evitará as várias maneiras de errar.

D) basta que acertemos uma única vez para sermos considerados como seres virtuosos.

 

QUESTÃO 03

(UEL) Nos rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a ideia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”. Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.

A) O interesse pessoal constitui o bem supremo a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.

B) A felicidade é o bem supremo a que aspira todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.

C) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade e à escolha racional.

D) Fim último da existência humana, a felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada da convivência social na polis.

E) A felicidade do indivíduo não pode ser alcançada pelo discernimento racional, mas tão-somente pelo exercício da sensibilidade.

 

QUESTÃO 04

(PUC – Paraná) Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “felicidade [...] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie”. Assinale a alternativa que NÃO condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:

A) Felicidade só é possível mediante uma capacidade racional, própria do homem.

B) Ter felicidade é obter coisas nobres e boas da vida que só são alcançadas pelos que agem retamente.

C) Felicidade é uma fantasia que o homem cria para si.

D) Nenhum outro animal atinge a felicidade a não ser o homem, pois os demais não podem participar de tal atividade.

E) A finalidade das ações humanas, o Bem do homem, é a felicidade.

 

QUESTÃO 05

(ENEM) Quanto à deliberação, deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis deliberações? Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas? Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do universo; tampouco sobre coisas mutáveis, como os fenômenos dos solstícios e o nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.

 ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. São Paulo: Edipro, 2007. (adaptado).

O conceito de deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da responsabilidade humana. A partir do texto, considera-se que é possível ao homem deliberar sobre

A) coisas imagináveis, já que ele não tem controle sobre os acontecimentos da natureza.

B) ações humanas, ciente da influência e da determinação dos astros sobre as mesmas.

C) fatos atingíveis pela ação humana, desde que estejam sob seu controle.

D) fatos e ações mutáveis da natureza, já que ele é parte dela.

E) coisas eternas, já que ele é por essência um ser religioso.


Assista a correção comentada no vídeo abaixo:


 

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