Aristóteles: Ética
Lista de Exercícios 02
QUESTÃO 01
“Se, pois, para as coisas que fazemos existe um
fim que desejamos por ele mesmo e tudo o mais é desejado no interesse desse
fim; e se é verdade que nem toda coisa desejamos com vistas em outra,
evidentemente tal fim será o bem, ou antes, o sumo bem. A julgar pela vida que
os homens levam em geral, a maioria deles, e os homens de tipo mais vulgar,
parecem (não sem um certo fundamento) identificar o bem ou a felicidade com o
prazer, e por isso amam a vida dos gozos. Pode-se dizer, com efeito, que
existem três tipos principais de vida: a que acabamos de mencionar, a vida
política e a contemplativa”.
Aristóteles. Ética à Nicômaco. 4. ed. — São
Paulo: Nova Cultural, 1991. — Os pensadores; v. 2. P. 2-5. Adaptado.
Sobre a compreensão acerca do fundamento moral,
é correto afirmar que Aristóteles
A) exaltava os prazeres da mesma forma que o
hedonista Epicuro, sobretudo os espirituais, como a amizade.
B) seguia o relativismo sofista e identificava
níveis distintos de prática moral para cada tipo humano.
C) defendia que o exercício do bem estava na
busca da virtude pela renúncia absoluta dos prazeres.
D) identificava, seguindo a tradição socrático-platônica, a realização ética maior com o exercício da vida teórica e contemplativa.
QUESTÃO 02
No que diz respeito à Ética de Aristóteles, é
correto afirmar que
A) iremos voluntariamente cometer erros, porque
não está em nosso poder evitá-los.
B) agimos com virtude se seguimos o exemplo do
indivíduo dotado de sabedoria prática.
C) quem tem o conhecimento do que são as
virtudes evitará as várias maneiras de errar.
D) basta que acertemos uma única vez para
sermos considerados como seres virtuosos.
QUESTÃO 03
(UEL) Nos rituais indígenas, a ingestão do cauim evoca a busca de um estado de prazer e de felicidade. Na tradição filosófica, a ideia de felicidade foi abordada por Aristóteles, na obra “Ética a Nicômacos”. Considerando o pensamento ético de Aristóteles, assinale a alternativa correta.
A) O interesse pessoal constitui o bem supremo
a que visam todas as ações humanas, acima das escolhas racionais.
B) A felicidade é o bem supremo a que aspira
todo indivíduo pela experiência sensível do prazer que se busca por ele mesmo.
C) Todos os seres humanos aspiram ao bem e à
felicidade, que só podem ser alcançados pela conduta virtuosa, aliada à vontade
e à escolha racional.
D) Fim último da existência humana, a
felicidade refere-se à vida solitária do indivíduo, desvinculada da convivência
social na polis.
E) A felicidade do indivíduo não pode ser
alcançada pelo discernimento racional, mas tão-somente pelo exercício da
sensibilidade.
QUESTÃO 04
(PUC – Paraná) Para Aristóteles, em Ética a Nicômaco, “felicidade [...] é uma atividade virtuosa da alma, de certa espécie”. Assinale a alternativa que NÃO condiz com a referida definição aristotélica de felicidade:
A) Felicidade só é possível mediante uma
capacidade racional, própria do homem.
B) Ter felicidade é obter coisas nobres e boas
da vida que só são alcançadas pelos que agem retamente.
C) Felicidade é uma fantasia que o homem cria
para si.
D) Nenhum outro animal atinge a felicidade a
não ser o homem, pois os demais não podem participar de tal atividade.
E) A finalidade das ações humanas, o Bem do
homem, é a felicidade.
QUESTÃO 05
(ENEM) Quanto à deliberação,
deliberam as pessoas sobre tudo? São todas as coisas objetos de possíveis
deliberações? Ou será a deliberação impossível no que tange a algumas coisas?
Ninguém delibera sobre coisas eternas e imutáveis, tais como a ordem do
universo; tampouco sobre coisas mutáveis, como os fenômenos dos solstícios e o
nascer do sol, pois nenhuma delas pode ser produzida por nossa ação.
O conceito de
deliberação tratado por Aristóteles é importante para entender a dimensão da
responsabilidade humana. A partir do texto, considera-se que é possível ao
homem deliberar sobre
A) coisas imagináveis,
já que ele não tem controle sobre os acontecimentos da natureza.
B) ações humanas, ciente
da influência e da determinação dos astros sobre as mesmas.
C) fatos atingíveis pela
ação humana, desde que estejam sob seu controle.
D) fatos e ações
mutáveis da natureza, já que ele é parte dela.
E) coisas eternas, já
que ele é por essência um ser religioso.
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