Questões sobre Sócrates e os sofistas
QUESTÃO 01
Na
Grécia Antiga, o filósofo Sócrates ficou famoso por interpelar os
transeuntes e fazer perguntas aos que se achavam conhecedores de determinado
assunto. Mas durante o diálogo, Sócrates colocava o interlocutor em
situação delicada, levando-o a reconhecer sua própria ignorância. Em virtude de
sua atuação, Sócrates acabou sendo condenado à morte sob a acusação de
corromper a juventude, desobedecer às leis da cidade e desrespeitar certos
valores religiosos. Considerando essas informações sobre a vida de Sócrates,
assim como a forma pela qual seu pensamento foi transmitido, pode-se afirmar
que sua filosofia:
A)
transmitia conhecimentos de natureza científica.
B)
baseava-se em uma contemplação passiva da realidade.
C)
transmitia conhecimentos exclusivamente sob a forma escrita entre a população ateniense.
D) ficou consagrada sob a forma de diálogos, posteriormente
redigidos pelo filósofo Platão.
E)
procurava transmitir às pessoas conhecimentos de natureza mitológica.
QUESTÃO 02
Em
um importante trecho da sua obra Metafísica, Aristóteles se refere a Sócrates
nos seguintes termos:
Sócrates ocupava-se de questões éticas e não da natureza em sua totalidade, mas
buscava o universal no âmbito daquelas questões, tendo sido o primeiro a fixar
a atenção nas definições. ARISTÓTELES. Metafísica. Tradução
Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 2002. A6, 987b 1-3.
Com
base na filosofia de Sócrates e no trecho citado, assinale a alternativa
correta.
A) O método utilizado por Sócrates consistia em um exercício
dialético, cujo objetivo era livrar o seu interlocutor do erro e do preconceito
− com o prévio reconhecimento da própria ignorância −, e levá-lo a formular
conceitos de validade universal (definições).
B)
Sócrates era, na verdade, um filósofo da natureza. Para ele, a investigação
filosófica é a busca pela “Arché”, pelo princípio supremo do Cosmos. Por isso,
o método socrático era idêntico aos utilizados pelos filósofos que o
antecederam (Pré-socráticos).
C)
O método socrático era empregado simplesmente para ridicularizar os homens, colocando-os
diante da própria ignorância. Para Sócrates, conceitos universais são
inatingíveis para o homem; por isso, para ele, as definições são sempre
relativas e subjetivas, algo que ele confirmou com a máxima “o Homem é a medida
de todas as coisas”.
D)
Sócrates desejava melhorar os seus concidadãos por meio da investigação
filosófica. Para ele, isso implica não buscar “o que é”, mas aperfeiçoar “o que
parece ser”. Por isso, diz o filósofo, o fundamento da vida moral é, em última
instância, o egoísmo, ou seja, o que é o bem para o indivíduo num dado momento
de sua existência.
E)
Sócrates concluiu que o universal é apenas uma abstração humana, não existindo
na realidade. Por isso, ficou conhecido como o primeiro relativista, afirmando
que a busca do conhecimento se funda em definir o que é assumido como verdade
em dado momento histórico.
QUESTÃO 03
(FUNCAB)
Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de
que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal.
Deu-se
assim, entre eles, o:
A)
naturalismo.
B) relativismo.
C)
ceticismo filosófico.
D)
cientificismo.
E)
racionalismo.
QUESTÃO 04
(UNIMONTES
2010) Via de regra, os sofistas eram homens que tinham feito longas viagens e,
por isso mesmo, tinham conhecido diferentes sistemas de governo. Usos, costumes
e leis das cidades-estados podiam variar enormemente. Sob esse pano de fundo,
os sofistas iniciaram em Atenas uma discussão sobre o que seria natural e o que
seria criado pela sociedade.
(GAARDER, J. O Mundo de Sofia. São Paulo: Companhia das Letras,
1995).
Sobre
os sofistas, é INCORRETO afirmar que:
A)
Eles tiveram papel fundamental nas transformações culturais de Atenas.
B) Eles se dedicaram à questão do homem e de seu lugar na sociedade.
C)
Eles eram mercenários e só visavam ao lucro na arte de ensinar.
D)
Eles foram os primeiros a compreender que o “homem é medida de todas as
coisas”.
QUESTÃO
05
(Unicamp
2013) A sabedoria de Sócrates, filósofo ateniense que viveu no século V
a.C., encontra o seu ponto de partida na afirmação “sei que nada sei”,
registrada na obra Apologia de Sócrates. A frase foi uma resposta
aos que afirmavam que ele era o mais sábio dos homens. Após interrogar
artesãos, políticos e poetas, Sócrates chegou à conclusão de que ele se
diferenciava dos demais por reconhecer a sua própria ignorância.
O
“sei que nada sei” é um ponto de partida para a Filosofia, pois
A) aquele que se reconhece como ignorante torna-se mais sábio
por querer adquirir conhecimentos.
B) é
um exercício de humildade diante da cultura dos sábios do passado, uma vez que
a função da Filosofia era reproduzir os ensinamentos dos filósofos
gregos.
C) a
dúvida é uma condição para o aprendizado e a Filosofia é o saber que estabelece
verdades dogmáticas a partir de métodos rigorosos.
D) é
uma forma de declarar ignorância e permanecer distante dos problemas concretos,
preocupando-se apenas com causas abstratas.
GABARITO
ResponderExcluir1. D
2. A
3. B
4. B
5. A
Mas os solistas estudavam o homem e a sociedade… porque seria incorreto? Digo do número 4 letra B
ExcluirEles não estavam preocupados exatamente com o homem enquanto tal, com a sua verdade ou mesmo em construir uma sociedade com base nessa verdade. A eles importava a retórica enquanto necessária para a persuasão.
ExcluirA 4 não seria C? Já que é para marcar a incorreta
ResponderExcluirA alternativa C está correta. Os sofistas vendiam seus conhecimentos, por isso eram chamados de mercenários.
Excluirmas a 4 está perguperguntando a incorreta.
ResponderExcluirIsso mesmo! A questão quer saber o que é incorreto.
ExcluirQuestão 3 e B?
ResponderExcluirSim, pois são os sofistas que começam esse movimento relativista ao considerar que a verdade depende do sujeito e, por isso, não seria absoluta, mas variável.
ExcluirPorque a 4 a letra B é incorreta?
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