Questões sobre os filósofos sofistas
1. (ENEM/2015)
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus
amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava
isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por
terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas
regras não passavam de invenções humanas. (RACHELS, J. Problemas da
filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.)
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no
diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e
ética é resultado de
A) verdades
objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.
B) mandamentos divinos inquestionáveis legados das
tradições antigas.
C) determinações
biológicas impregnadas na natureza humana.
D) convenções sociais resultantes de interesses
humanos contingentes.
E) sentimentos experimentados diante de determinadas
atitudes humanas.
2. (UEG/2011) No século V a.C., Atenas vivia o auge
de sua democracia. Nesse mesmo período, os teatros estavam lotados, afinal, as
tragédias chamavam cada vez mais a atenção. Outro aspecto importante da civilização
grega da época eram os discursos proferidos na ágora. Para obter a aprovação da
maioria, esses pronunciamentos deveriam conter argumentos sólidos e
persuasivos. Nesse caso, alguns cidadãos procuravam aperfeiçoar sua habilidade
de discursar. Isso favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos que
dominavam a arte da oratória. Esses filósofos vinham de diferentes cidades e
ensinavam sua arte em troca de pagamento. Eles foram duramente criticados por
Sócrates e são conhecidos como
A) hedonistas.
B) maniqueístas.
C) epicuristas.
D) sofistas.
3. (UESPI/2008) A construção da história requereu
lutas contra as dificuldades naturais e grande capacidade de invenção. Muitas
reflexões filosóficas foram importantes para pensar a condição da cultura. Os
sofistas contribuíram com essas reflexões, quando:
A) seguiram os ensinamentos do cristianismo,
fundando uma religião sem rituais e hierarquias.
B) defenderam a relatividade, mostrando as
impossibilidades para se chegar à verdade universal.
C) ampliaram as dimensões da filosofia platônica,
afirmando a força do idealismo estético para a arte.
D) confirmaram as teorias políticas de Sócrates,
ressaltando o valor da república democrática.
E) criticaram as ideias de Aristóteles, embora
aceitassem suas reflexões sobre os fundamentos da verdade.
4. (FUNCAB) Os sofistas, mestres da retórica e
da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais
eram de caráter divino e universal. Deu-se assim, entre eles, o:
A) naturalismo.
B) relativismo.
C) ceticismo filosófico.
D) cientificismo.
E) racionalismo.
5. Leia os textos para responder à questão:
“Os sofistas eram professores viajantes que, por
determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Levando em
consideração os interesses dos alunos, davam aulas de eloquência e sagacidade
mental. Ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e
privados.”
“O momento histórico vivido pela civilização grega
favoreceu o desenvolvimento desse tipo de atividade praticada pelos sofistas.
Era uma época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões nas assembleias
democráticas. Por isso, os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de
aprender a arte de argumentar em público para conseguir persuadir em
assembleias e, muitas vezes fazer prevalecer seus interesses individuais e de
classe.”
“As lições sofísticas tinham como objetivo, portanto,
o desenvolvimento do poder da argumentação, da habilidade retórica, do
conhecimento de doutrinas divergentes. Eles transmitiam, enfim, todo um jogo de
palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as
pessoas, driblando as teses dos adversários”.
(Gilberto Cotrim – Fundamentos de Filosofia)
(Gilberto Cotrim – Fundamentos de Filosofia)
Sócrates rebelou-se contra os sofistas e desenvolveu
uma teoria contrária à deles, fazendo-lhes pesadas críticas e acusações. Sobre
os sofistas, seria incorreto afirmar o seguinte:
A) Ensinavam
a técnicas de persuasão aos jovens, que aprendiam a defender uma posição e
depois a posição contrária, a fim de que tivessem bons argumentos a favor ou
contra qualquer opinião na assembleia.
B) Ensinavam
a arte da persuasão, cuja única finalidade era fazer os jovens mentirem.
C) Foram incumbidos de organizar o projeto de
educação da democracia ateniense.
D) Apresentavam-se como mestres da oratória, capazes
de ensinar a arte da persuasão a quem quisesse aprendê-la.
E) Foram mestres na arte de bem falar
Gabarito:
1 - D
2 - D
3 - B
4 - B
5 - B
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