Exercícios sobre os filósofos sofistas

Questões sobre os filósofos sofistas

1. (ENEM/2015)
Trasímaco estava impaciente porque Sócrates e os seus amigos presumiam que a justiça era algo real e importante. Trasímaco negava isso. Em seu entender, as pessoas acreditavam no certo e no errado apenas por terem sido ensinadas a obedecer às regras da sua sociedade. No entanto, essas regras não passavam de invenções humanas. (RACHELS, J. Problemas da filosofia. Lisboa: Gradiva, 2009.)
O sofista Trasímaco, personagem imortalizado no diálogo A República, de Platão, sustentava que a correlação entre justiça e ética é resultado de
A) verdades objetivas com fundamento anterior aos interesses sociais.
B) mandamentos divinos inquestionáveis legados das tradições antigas.
C) determinações biológicas impregnadas na natureza humana.
D) convenções sociais resultantes de interesses humanos contingentes.
E) sentimentos experimentados diante de determinadas atitudes humanas.

2. (UEG/2011) No século V a.C., Atenas vivia o auge de sua democracia. Nesse mesmo período, os teatros estavam lotados, afinal, as tragédias chamavam cada vez mais a atenção. Outro aspecto importante da civilização grega da época eram os discursos proferidos na ágora. Para obter a aprovação da maioria, esses pronunciamentos deveriam conter argumentos sólidos e persuasivos. Nesse caso, alguns cidadãos procuravam aperfeiçoar sua habilidade de discursar. Isso favoreceu o surgimento de um grupo de filósofos que dominavam a arte da oratória. Esses filósofos vinham de diferentes cidades e ensinavam sua arte em troca de pagamento. Eles foram duramente criticados por Sócrates e são conhecidos como
A) hedonistas.
B) maniqueístas.
C) epicuristas.
D) sofistas.

3. (UESPI/2008) A construção da história requereu lutas contra as dificuldades naturais e grande capacidade de invenção. Muitas reflexões filosóficas foram importantes para pensar a condição da cultura. Os sofistas contribuíram com essas reflexões, quando:
A) seguiram os ensinamentos do cristianismo, fundando uma religião sem rituais e hierarquias.
B) defenderam a relatividade, mostrando as impossibilidades para se chegar à verdade universal.
C) ampliaram as dimensões da filosofia platônica, afirmando a força do idealismo estético para a arte.
D) confirmaram as teorias políticas de Sócrates, ressaltando o valor da república democrática.
E) criticaram as ideias de Aristóteles, embora aceitassem suas reflexões sobre os fundamentos da verdade.

4. (FUNCAB) Os sofistas, mestres da retórica e da oratória, opunham-se aos pressupostos de que as leis e os costumes sociais eram de caráter divino e universal. Deu-se assim, entre eles, o:
A) naturalismo.
B) relativismo.
C) ceticismo filosófico.
D) cientificismo.
E) racionalismo.

5. Leia os textos para responder à questão:

“Os sofistas eram professores viajantes que, por determinado preço, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. Levando em consideração os interesses dos alunos, davam aulas de eloquência e sagacidade mental. Ensinavam conhecimentos úteis para o sucesso dos negócios públicos e privados.”

“O momento histórico vivido pela civilização grega favoreceu o desenvolvimento desse tipo de atividade praticada pelos sofistas. Era uma época de lutas políticas e intenso conflito de opiniões nas assembleias democráticas. Por isso, os cidadãos mais ambiciosos sentiam a necessidade de aprender a arte de argumentar em público para conseguir persuadir em assembleias e, muitas vezes fazer prevalecer seus interesses individuais e de classe.”

“As lições sofísticas tinham como objetivo, portanto, o desenvolvimento do poder da argumentação, da habilidade retórica, do conhecimento de doutrinas divergentes. Eles transmitiam, enfim, todo um jogo de palavras, raciocínios e concepções que seria utilizado na arte de convencer as pessoas, driblando as teses dos adversários”.
(Gilberto Cotrim – Fundamentos de Filosofia)

Sócrates rebelou-se contra os sofistas e desenvolveu uma teoria contrária à deles, fazendo-lhes pesadas críticas e acusações. Sobre os sofistas, seria incorreto afirmar o seguinte:
A) Ensinavam a técnicas de persuasão aos jovens, que aprendiam a defender uma posição e depois a posição contrária, a fim de que tivessem bons argumentos a favor ou contra qualquer opinião na assembleia.
B) Ensinavam a arte da persuasão, cuja única finalidade era fazer os jovens mentirem.
C) Foram incumbidos de organizar o projeto de educação da democracia ateniense.
D) Apresentavam-se como mestres da oratória, capazes de ensinar a arte da persuasão a quem quisesse aprendê-la.
E) Foram mestres na arte de bem falar





Gabarito: 
1 - D
2 - D
3 - B
4 - B
5 - B

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