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| Teoria das Ideias de Platão |
1. (UEL-PR)
“Você está acompanhando, Sofia? E agora vem Platão. Ele se interessava tanto
pelo que é eterno e imutável na natureza quanto pelo que é eterno e
imutável na moral e na sociedade. Sim... para Platão tratava-se, em ambos os
casos, de uma mesma coisa. Ele tentava entender uma ‘realidade’ que fosse
eterna e imutável. E, para ser franco, é para isto que os filósofos existem.
Eles não estão preocupados em eleger a mulher mais bonita do ano, ou os tomates
mais baratos da feira. (E exatamente por isso nem sempre são vistos com bons
olhos). Os filósofos não se interessam muito por essas coisas efêmeras e
cotidianas. Eles tentam mostrar o que é ‘eternamente verdadeiro’, ‘eternamente
belo’ e ’eternamente bom’.” (GAARDER, Jostein. O mundo de Sofia. Trad.
de João Azenha Jr. São Paulo: Companhia das Letras, 1995. p. 98.)
Com
base no texto e nos conhecimentos sobre a teoria das idéias de Platão, assinale
a alternativa correta.
a)
Para Platão, o mundo das idéias é o mundo do “eternamente verdadeiro”,
“eternamente belo” e “eternamente bom” e é distinto do mundo sensível no qual
vivemos.
b)
Platão considerava que tudo aquilo que pode ser percebido diretamente pelos
sentidos constitui a própria realidade das coisas.
c)
Platão considerava impossível que o homem pudesse ter idéias verdadeiras sobre
qualquer coisa, seja sobre a natureza, a moral ou a sociedade, porque tudo é
sonho e ilusão.
d)
Para Platão, as idéias sobre a natureza, a moral e a sociedade podem ser
explicadas a partir das diferentes opiniões das pessoas.
e) De
acordo com Platão, o filósofo deve preocupar-se com as coisas efêmeras e
cotidianas do mundo, tidas por ele como as mais importantes.
2. (UEL Conh. Ger. 2006) Para Platão, havia
outra forma de conhecer além daquela proveniente da experiência. Em sua Teoria
da Reminiscência, a razão é valorizada como meio de acesso ao inteligível. De
acordo com a Teoria da Reminiscência de Platão, é correto afirmar que o
conhecimento é:
a) Proveniente da percepção sensível, na qual
os sentidos retêm informações evidentes sobre o mundo material.
b) Originado da ação que os objetos exercem
sobre os órgãos dos sentidos, produzindo um conhecimento inquestionável do
ponto de vista da razão.
c) Reconhecido mediante intuição intelectual,
ao se referir às idéias adquiridas anteriormente e relembradas na vida
presente.
d) Fruto da ação divina que, por meio da
iluminação interior, revela ao ser humano verdades eternas.
e) Estruturado empiricamente como condição para
a realização das atividades da razão.
3. (ENEM 2012) Para Platão, o que havia de
verdadeiro em Parmênides era que o objeto de conhecimento é um objeto de
razão e não de sensação, e era preciso estabelecer uma relação entre
objeto racional e objeto sensível ou material que privilegiasse o primeiro em
detrimento do segundo. Lenta, mas irresistivelmente, a Doutrina das Ideias
formava-se em sua mente. ZINGANO, M. Platão e Aristóteles: o fascínio da
filosofia. São Paulo: Odysseus, 2012 (adaptado).
O texto faz referência à relação entre
razão e sensação, um aspecto essencial da Doutrina das Ideias de Platão
(427 a.C.-346 a.C.). De acordo com o texto, como Platão se situa diante dessa relação?
A) Estabelecendo um abismo intransponível
entre as duas.
B) Privilegiando os sentidos e subordinando o
conhecimento a eles.
C) Atendo-se à posição de Parmênides de que
razão e sensação são inseparáveis.
D) Afirmando que a razão é capaz de gerar
conhecimento, mas a sensação não.
E) Rejeitando a posição de Parmênides de que a
sensação é superior à razão.
4. (UEL – PR)
“Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia
toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente
grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas
por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas
mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão
de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da
maneira mais segura, no seu próprio encarceramento”. Platão, Fédon.
Trad. Maria Tereza S. de Azevedo. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a
alternativa correta.
a) A filosofia para Platão é, como a
mitologia, um dom dos deuses, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela
se dedica para obtê-la.
b) A ignorância é fruto da observação
voluntária das aparências e formas imperfeitas das coisas.
c) A alma encontra-se prisioneira do mundo
ideal por desejo do próprio homem.
d) A alma do filósofo encontra-se desde o
início liberta dos entraves do corpo como o demonstram, claramente, a Alegoria
da Caverna e o texto acima.
e) O corpo é necessário para o conhecimento.
Gabarito:
1 A
2 C
3 D
4 B
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