1. (Enem 2014) Alguns dos desejos são naturais
e necessários; outros, naturais e não necessários; outros, nem naturais nem
necessários, mas nascidos de vã opinião. Os desejos que não nos trazem dor se
não satisfeitos não são necessários, mas o seu impulso pode ser facilmente
desfeito, quando é difícil obter sua satisfação ou parecem geradores de dano. EPICURO
DE SAMOS. “Doutrinas principais”. In: SANSON, V. F. Textos de filosofia.
Rio de Janeiro: Eduff, 1974
No fragmento da obra filosófica de Epicuro, o
homem tem como fim
a) alcançar o prazer moderado e a felicidade.
b) valorizar os deveres e as obrigações
sociais.
c) aceitar o sofrimento e o rigorismo da vida
com resignação.
d) refletir sobre os valores e as normas dadas
pela divindade.
e) defender a indiferença e a impossibilidade
de se atingir o saber.
2. (Uem 2013) “Acostuma-te à ideia de que a
morte para nós não é nada, visto que todo bem e todo mal residem nas sensações,
e a morte é justamente a privação das sensações. A consciência clara de que a morte
não significa nada para nós proporciona a fruição da vida efêmera, sem querer
acrescentar-lhe tempo infinito e eliminando o desejo de imortalidade. Não
existe nada de terrível na vida para quem está perfeitamente convencido de que
não há nada de terrível em deixar de viver. É tolo, portanto, quem diz ter medo
da morte, não porque a chegada desta lhe trará sofrimento, mas porque o aflige
a própria espera.”
(Epicuro, Carta sobre a felicidade [a
Meneceu]. São Paulo: ed. Unesp, 2002, p. 27. In: COTRIM, G. Fundamentos
da Filosofia. SP: Saraiva, 2006, p. 97).
A partir do trecho citado, é correto afirmar
que
01) a morte, por ser um estado de ausência de
sensação, não é nem boa, nem má.
02) a vida deve ser considerada em função da
morte certa.
04) o tolo não espera a morte, mas vive apoiado
nas suas sensações e nos seus prazeres.
08) a certeza da morte torna a vida terrível.
16) a espera da morte é um sofrimento tolo para
aquele que a espera.
3. (Uem 2008) O Período Helenístico inicia-se
com a conquista macedônica das cidades-Estado gregas. As correntes filosóficas
desse período surgem como tentativas de remediar os sofrimentos da condição
humana individual: o epicurismo ensinando que o prazer é o sentido da vida; o
estoicismo instruindo a suportar com a mesma firmeza de caráter os
acontecimentos bons ou maus; o ceticismo de Pirro orientando a suspender os
julgamentos sobre os fenômenos. Sobre essas correntes filosóficas, assinale o
que for correto.
01) Os estoicos, acreditando na ideia de um
cosmo harmonioso governado por uma razão universal, afirmaram que virtuoso e
feliz é o homem que vive de acordo com a natureza e a razão.
02) Conforme a moral estoica, nossos juízos e
paixões dependem de nós, e a importância das coisas provém da opinião que delas
temos.
04) Para o epicurismo, a felicidade é o prazer,
mas o verdadeiro prazer é aquele proporcionado pela ausência de sofrimentos do
corpo e de perturbações da alma.
08) Para Epicuro, não se deve temer a morte,
porque nada é para nós enquanto vivemos e, quando ela nos sobrevém, somos nós
que deixamos de ser.
16) O ceticismo de Pirro sustentou que, porque
todas as opiniões são igualmente válidas e nossas sensações não são verdadeiras
nem falsas, nada se deve afirmar com certeza absoluta, e da suspensão do juízo
advém a paz e a tranquilidade da alma.
4. Sobre as Escolas Helenísticas e
Imperiais, enumere a segunda coluna de acordo com a primeira.
1 - Cinismo.
2 - Epicurismo.
3 - Estoicismo.
4 - Ceticismo.
( ) Fundada por Zenão de Citium, ensinava em
Atenas na Stoa Poikilê. Entre seus representantes na Roma Imperial,
destacaram-se Sêneca, Epíteto e Marco Aurélio.
( ) Desenvolveu uma argumentação para mostrar
que é necessário suspender o juízo, recusar sua adesão a todo dogma e alcançar,
assim, a tranquilidade da alma. Em Roma, Sexto Empírico foi considerado um dos
seus representantes e escreveu Esboços Pirrônicos.
( ) Devedora da cosmologia desenvolvida por
Demócrito de Abdera, construiu uma física materialista e explicou que o
Universo é formado por átomos e pelo vazio. Em Atenas, tinha sua Escola no
local chamado Jardim. Lucrécio foi seu grande representante em Roma.
( ) Seus membros menosprezaram as regras
sociais, não se preocupando com normas de condutas. Destacaram-se como alguns
de seus maiores representantes, Diógenes de Sínope e Hipárquia.
A sequência correta é
a) 1, 2, 3, 4.
b) 3, 1, 4, 2.
c) 3, 4, 2, 1.
d) 3, 2, 1, 4.
Gabarito:
1 - A
2 - 01, 16
3 - Todas estão corretas
4 - C
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