1. (UEM/CVU – Adaptada) “É,
pois, manifesto que a ciência a adquirir é a das causas primeiras (pois dizemos
que conhecemos cada coisa somente quando julgamos conhecer a sua primeira
causa); ora, causa diz-se em quatro sentidos: no primeiro, entendemos por causa
a substância e a quididade (essência) (o ‘porquê’ reconduz-se pois a noção
última, e o primeiro ‘porquê’ é causa e princípio); a segunda [causa] é a
matéria e o sujeito; a terceira é a de onde [vem] o início do movimento; a
quarta [causa], que se opõe à precedente, é o ‘fim para que’ e o bem (porque
este é, com efeito, o fim de toda a geração e movimento).” (ARISTÓTELES.
Metafísica, livro I, cap. III. Coleção Os Pensadores, São Paulo: Abril
Cultural, 1979, p. 16).
A partir do trecho citado e com base nos conhecimentos da filosofia de Aristóteles, assinale o que for correto.
A partir do trecho citado e com base nos conhecimentos da filosofia de Aristóteles, assinale o que for correto.
I. As causas são os princípios dos seres.
II. Conforme o texto, só há uma única causa de todos os seres.
III. A terceira causa, também conhecida como gênese ou origem, opõe-se à quarta causa, que é a finalidade ou o fim de algo.
IV. A matéria de algo é causa na medida em que não pode existir ser ou substância sem matéria.
V. O conhecimento verdadeiro de algo implica o conhecimento de suas causas.
II. Conforme o texto, só há uma única causa de todos os seres.
III. A terceira causa, também conhecida como gênese ou origem, opõe-se à quarta causa, que é a finalidade ou o fim de algo.
IV. A matéria de algo é causa na medida em que não pode existir ser ou substância sem matéria.
V. O conhecimento verdadeiro de algo implica o conhecimento de suas causas.
Assinale a alternativa correta:
A) Todas estão corretas.
B) Apenas I e II estão corretas.
C) Apenas III e IV estão corretas
D) Apenas I, III e V estão corretas.
E) Todas são falsas.
2. UNISC VERÃO - 2010 - Para
Aristóteles (384-322 a.C.), todos os seres são determinados por quatro causas.
Essas causas explicam, segundo o filósofo, como e por que cada coisa torna-se o
que é. Essas causas são
a) causa final, causa inicial, causa formal e causa intermediária.
b) causa material, causa inicial, causa eficiente e causa moral.
c) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
d) causa moral, causa inicial, causa formal e causa motora.
e) causa motora, causa eficiente, causa moral e causa intermediária.
a) causa final, causa inicial, causa formal e causa intermediária.
b) causa material, causa inicial, causa eficiente e causa moral.
c) causa material, causa eficiente, causa formal e causa final.
d) causa moral, causa inicial, causa formal e causa motora.
e) causa motora, causa eficiente, causa moral e causa intermediária.
3. (UEM/CVU – Adaptada) Elaborando
a teoria das quatro causas e a distinção entre ato e potência, Aristóteles
busca explicar a realidade do devir e da mudança a que estão submetidas as
coisas causadas. Assinale o que for correto.
I. Para Aristóteles, a mudança implica uma passagem da potência ao ato; o ato é o estado de plena realização de uma coisa; a potência, a capacidade que algo tem para assumir uma determinação.
II. Segundo Aristóteles, tudo o que acontece tem suas causas, essas são a explicação ou o porquê de certa coisa ser o que é.
III. Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final são os quatros sentidos que Aristóteles distingue no termo causa.
IV. Segundo Aristóteles, a causa material e a causa formal de uma coisa são, respectivamente, aquilo de que essa coisa é feita e aquilo que ela essencialmente é.
V. Segundo Aristóteles, a causa eficiente e a causa final de uma coisa são, respectivamente, o agente que atua sobre essa coisa e o fim a que ela se destina.
I. Para Aristóteles, a mudança implica uma passagem da potência ao ato; o ato é o estado de plena realização de uma coisa; a potência, a capacidade que algo tem para assumir uma determinação.
II. Segundo Aristóteles, tudo o que acontece tem suas causas, essas são a explicação ou o porquê de certa coisa ser o que é.
III. Causa material, causa formal, causa eficiente e causa final são os quatros sentidos que Aristóteles distingue no termo causa.
IV. Segundo Aristóteles, a causa material e a causa formal de uma coisa são, respectivamente, aquilo de que essa coisa é feita e aquilo que ela essencialmente é.
V. Segundo Aristóteles, a causa eficiente e a causa final de uma coisa são, respectivamente, o agente que atua sobre essa coisa e o fim a que ela se destina.
Assinale a alternativa correta:
A) Todas estão corretas.
B) Apenas I e II estão corretas.
C) Apenas III e IV estão corretas
D) Apenas I, III e V estão corretas.
E) Todas são falsas.
4. (Ufu 2012) Em primeiro lugar, é claro que,
com a expressão “ser segundo a potência e o ato”, indicam-se dois modos de ser
muito diferentes e, em certo sentido, opostos. Aristóteles, de fato, chama o
ser da potência até mesmo de não-ser, no sentido de que, com relação ao
ser-em-ato, o ser-em-potência é não-ser-em-ato. REALE,
Giovanni. História da Filosofia Antiga. Vol. II. Trad. de Henrique Cláudio de
Lima Vaz e Marcelo Perine. São Paulo: Loyola, 1994, p. 349.
A partir da leitura do trecho acima e em
conformidade com a Teoria do Ato e Potência de Aristóteles, assinale a
alternativa correta.
a) Para Aristóteles, ser-em-ato é o ser em sua
capacidade de se transformar em algo diferente dele mesmo, como, por exemplo, o
mármore (ser-em-ato) em relação à estátua (ser-em-potência).
b) Segundo Aristóteles, a teoria do ato e
potência explica o movimento percebido no mundo sensível. Tudo o que possui
matéria possui potencialidade (capacidade de assumir ou receber uma forma
diferente de si), que tende a se atualizar (assumindo ou recebendo aquela
forma).
c) Para Aristóteles, a bem da verdade, existe
apenas o ser-em-ato. Isto ocorre porque o movimento verificado no mundo
material é apenas ilusório, e o que existe é sempre imutável e imóvel.
d) Segundo Aristóteles, o ato é próprio do
mundo sensível (das coisas materiais) e a potência se encontra tão-somente no
mundo inteligível, apreendido apenas com o intelecto.
5. (Uncisal 2012) No contexto da Filosofia Clássica,
Platão e Aristóteles possuem lugar de destaque. Suas concepções, que se opõem,
mas não se excluem, são amplamente estudadas e debatidas devido à influência
que exerceram, e ainda exercem, sobre o pensamento ocidental. Todavia é
necessário salientar que o produto dos seus pensamentos se insere em uma longa
tradição filosófica que remonta a Parmênides e Heráclito e que influenciou,
direta ou indiretamente, entre outros, os racionalistas, empiristas, Kant e
Hegel.
Observando o cerne da filosofia de Platão,
assinale nas opções abaixo aquela que se identifica corretamente com suas
concepções.
a) A dicotomia aristotélica (mundo sensível X
mundo inteligível) se opõe radicalmente as concepções de caráter empírico
defendidas por Platão.
b) A filosofia platônica é marcada pelo
materialismo e pragmatismo, afastando-se do misticismo e de conceitos
transcendentais.
c) Segundo Platão a verdade é obtida a partir
da observação das coisas, por meio da valorização do conhecimento
sensível.
d) Para Platão, a realidade material e o
conhecimento sensível são ilusórios.
e) As concepções platônicas negam veementemente
a validade do Inatismo.
GABARITO:
1 D
2 C
3 A
4 B
5 D
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